Results for 'Erick Araujo de Assumpção'

961 found
Order:
  1.  5
    Contrato pelo Estado, conjuração contra o Estado: uma colisão entre os pensamentos de Locke, Rousseau e Clastres.Erick Araujo de Assumpção - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):132-143.
    Buscar-se-á no presente trabalho analisar os discursos acerca da formação do Estado em Rousseau e Locke. Os autores compartilham a teoria de uma forma de contrato social – um acordo deliberado entre seres humanos cuja condição selvagem se extingue neste momento decisório. Dessa forma, em ambos os autores, o Estado surge como um agente, ou corpo, protetor. Em contrapartida, os estudos de Pierre Clastres – etnólogo francês – referentes a grupos primitivos contemporâneos demonstram a existência de uma permanente conjuração contra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violência.Erick Verner de Oliveira Aquino, Bruna Dayane Gomes Ataíde, Isabela Araújo de Oliveira, Bruna Martinez Yano Lima, Hellen Caroline Pereira Machado & Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Esse estudo objetivou analisar a violência infantil no contexto brasileiro, correlacionando-a com fatores socioeconômicos, socioculturais, geracionais e de gênero, investigando o impacto dos mesmos na saúde das crianças. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo, realizado a partir de dados de artigos científicos e documentos oficiais sobre e violência infantil, além do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e da plataforma SciELO e Google Acadêmico. Encontrou-se uma maior prevalência de violência física e negligência, maior índice de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  32
    Modulation of Serum Brain-Derived Neurotrophic Factor by a Single Dose of Ayahuasca: Observation From a Randomized Controlled Trial.Raíssa Nóbrega de Almeida, Ana Cecília de Menezes Galvão, Flávia Santos da Silva, Erick Allan dos Santos Silva, Fernanda Palhano-Fontes, João Paulo Maia-de-Oliveira, Lobão-Soares Barros de Araújo, Bruno Lobão-Soares & Nicole Leite Galvão-Coelho - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  9
    Resistindo à “Guerra às drogas” a partir de Homero: a multivalência do phármakon na odisseia.Erick Araujo & Gabriele Cornelli - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):101-126.
    Resumo: Propõe-se uma leitura de três episódios da Odisseia, nos quais há o uso de um phármakon. São Helena, Circe e Hermes as personagens que administram as phármaka. Trata-se de leitura: 1) vinculada a um projeto: o levantamento e a interpretação de discursos que se distanciem e/ou questionem a perspectiva da “guerra às drogas”, algo como um projeto de extração de elementos textuais que possam servir como ferramentas teóricas, na construção de uma perspectiva menos mortífera em relação às substâncias; 2) (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    fenomenologia como questão em Maurice Blondel.Emerson Araújo de Medeiros & Gustavo Silvano Batista - 2024 - Perspectivas 8 (3):124-139.
    O presente artigo pretende discutir a apropriação que Maurice Blondel faz da fenomenologia na esfera da ciência da ação. Ao lidar com todas as coisas como fenômenos, Blondel reivindica um sentido próprio, adequado ao seu caminho filosófico que, no lidar imanente com as coisas, percebe um remetimento ao sentido transcendente e, em última instância, ao Ser. Desta forma, pensar uma fenomenologia significa lidar com as questões de sentido como um todo, tendo em vista um arcabouço transcendente. É neste argumento que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A Filosofia e Seu Ensino Pela Encruzilhada: Um Relato de Experiências e Descobertas.Paulo Willame Araújo de Lima & Gregório Barbosa de Souza - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):143-160.
    O Transpassando é um coletivo de combate à transfobia e demais preconceitos que atua na Universidade Estadual do Ceará – UECE como um programa de extensão horizontal e autogerido. Sua forma e seu conteúdo é diferenciado, pois o Programa existe enquanto uma ação direta de combate às opressões e violências realizadas contra vários grupos sociais marginalizados. Este texto que se apresenta como relato de experiência tem por objetivo apresentar o Transpassando em sua história de surgimento, seu caráter político, estético, teórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  27
    Migração, identidade e políticas de desenvolvimento: configurações da formação social em uma cidade da Amazônia Legal Brasileira.Natália Araújo de Oliveira - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):80.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Contornando as grades do manicômio: histórias de resistências esculpidas na instituição total.Monique Araújo de Medeiros Brito & Magda Dimenstein - 2008 - Revista Aletheia 28:188-203.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Luta Por reconhecimento, comissão nacional da verdade E memória coletiva.Vigevando Araújo de Sousa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):53-61.
    The main objective of our research is to analyze the correlation between the struggle for recognition, the National Truth Commission – CNV and collective memory. To achieve our goal, we propose to analyze memory from collective and social struggles evoking collective memory within an intersubjective relationship that involves disputes, negotiations, manipulations and forgetting. It is important to emphasize that the theoretical framework of our work is supported by the debate around the struggles for recognition. Therefore, we will verify, from Axel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Moral, derecho y democracia: el debate Apel'versus' Habermas.Manfredo Araújo de Oliveira - 2006 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 33:439-462.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    A “Coleção Cope” e os fósseis na Estrada de Ferro da Bahia - São Francisco.Valéria Gallo, Bruno Araújo Absolon & Francisco José de Figueiredo - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (1):73-95.
    As coleções paleontológicas representam uma herança natural e cultural, que deve ser salvaguardada em acervos institucionais. Dentre elas, destaca-se a Coleção de Paleovertebrados do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (DGP-MN), que sofreu uma considerável perda, em decorrência do incêndio sofrido por este museu em 2018. Uma forma de recuperar as informações históricas e científicas desta coleção está em seu registro iconográfico. Nesse contexto, o presente trabalho inventaria e ilustra o acervo, que ficou conhecido no Departamento de Geologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Duas leituras de Hegel: duas propostas de ontologia.Manfredo Araújo de Oliveira - forthcoming - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Formação Social da.Erick Calheiros de Lima - 2007 - Princípios 14 (22):221-252.
    Pretende-se investigar aqui a conexáo entre intersubjetividade e normatividade a partir das filosofias do direito de Kant e Fichte. Na primeira parte, levanto a questáo da intersubjetividade jurídico-moral a partir de uma reconsideraçáo sistemática do direito em Kant. Na segunda parte, desenvolvo esta interpretaçáo dentro da própria Rechtslehre . Na terceira parte, investigo a possibilidade de uma leitura da passagem do direito privado ao público capaz de realçar os nexos intersubjetivos como pressupostos para a aplicabilidade do direito. Em seguida, considero (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  51
    Linguagem e formação na teoria da consciência do jovem Hegel.Erick C. De Lima - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):67-86.
    O trabalho pretende expor, em suas linhas gerais, a ligação, presente na teoria da consciência desenvolvida por Hegel, na Filosofia do Espírito de Jena, entre a formação da consciência, compreendida no bojo dos processos de individualização e desenvolvimento das capacidades práticocognitivas, e a pré-articulação linguística da cognição. Para isso, o ponto de partida é a exposição dos aspectos gerais da teoria hegeliana da consciência, nessa fase. Em seguida, interpreta-se essa teoria da consciência, relacionando-a a processos societários de desenvolvimento de capacidades (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Tratados e fragmentos: teologia e política em Walter Benjamin.Benito Eduardo Araújo Maeso & Marcos Antonio de França - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:199-220.
    Este artigo tem como objetivo inicial articular alguns elementos do pensamento de dois filósofos tradicionalmente vistos em campos diferentes: Baruch de Espinosa e Walter Benjamin. Chama a atenção o fato de ambos voltarem o foco, em suas obras, à presença de elementos teológicos na estruturação do campo político. A crítica de Espinosa à religião presente no Tratado Teológico-político e na Ética pode apresentar afinidades insuspeitas com a crítica benjaminiana ao historicismo nas Teses Sobre o Conceito de História e no Fragmento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    É a dialética, no sentido da tradição, Uma dogmática objetivo-metafisica?Manfredo Araujo de Oliveira - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):637-656.
    K. O. Apel vê na Dialética uma dupla tarefa. Ela, por um lado, tem que ser um método de estruturar o discurso filosófico; por outro lado, ela tem que dar conta da historicidade com seus fatos contingentes. Se o primeiro aspecto predomina e é levado às últimas consequências, a historicidade desaparece e os fatos perdem sua contingência, como em Hegel e Marx. Se o segundo aspecto predomina e é levado a sério, o método deixa de ser método. A Hermenêutica de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Formulação especulativa do pensamento transcendental: A dialética enquanto radicalização do pensamento transcendental.Manfredo Araújo de Oliveira - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):831-844.
    Klaus Hartmann interpreta a Dialética como uma radicalização do pensamento transcendental. A opção ontológica, tal como ela é feita pelo autor, significa que o método transcendental transborda, sai de seus limites clássicos, sai de si mesmo e se constitui como filosofia dialética. As categorias, ligadas umas às outras por relações de negação, só possuem fundamento e legitimação enquanto são mediadas por um grande "sujeito conclusivo", que é o próprio pensamento enquanto ideia absoluta.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  29
    O debate sobre a dialética hoje.Manfredo Araújo de Oliveira - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):897-925.
    O artigo tematiza a controvérsia contemporânea a respeito da estrutura e da legitimidade da dialética enquanto discurso humano. No contexto atual deste debate se articulam duas tendências interpretativas da estrutura da dialética: a que vincula a dialética ao mundo vivido, cuja racionalidade se distancia profundamente da racionalidade vigente nas ciências modernas, aproximando-se da hermenêutica ou da retórica. Uma segunda direção interpreta a dialética enquanto reflexão transcendental, em última instância, como a lógica de uma filosofia do absoluto, ou seja, como o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Um Sartre para nosso tempo: história e atualidade das proposições de um pensador múltiplo para a psicologia clínica.Carolina Freire D’Araújo Dhein & Rodolfo Rodrigues de Souza - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):103-114.
    O artigo busca refletir sobre a trajetória do filósofo francês Jean-Paul Sartre e sobre os elementos encontrados em suas reflexões que podem inspirar um fazer para a psicologia clínica no contemporâneo. Neste esforço, partiremos de um olhar para a biografia de Sartre desde seus primeiros anos até a compreensão da inexorável conexão entre existente e mundo. Olhando para a noção de engajamento defendida por Sartre, apontaremos para algumas questões políticas e sociais as quais ele correspondeu em seu tempo. Em seguida, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  68
    Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Araújo de Oliveira, Manfredo A. (ed.).Sergio Cremaschi, Manfredo A. Araújo de Oliveira, Helder Buenos Aires de Carvalho, Zeljko Loparic, Pergentino S. Pivatto, Maria Cecilia Maringoni de Carvalho, Terence Kennedy, Sonia T. Felipe, F. Javier Herrero, Oswaldo Junior Giacoia & Oswaldo Cirne-Lima - 2000 - Petropolis: Editora Vozes.
    Escritos por onze renomados filósofos os ensaios pretendem, de forma acessível e didática, explicitar as principais tendências e perspectivas da reflexão ética contemporânea. Indicado a estudantes e docentes de filosofia ética, teologia, sociologia e interessados em geral. -/- Prefàcio 1.Tendencias neoaristotelicas na etica atual - Sergio Cremaschi 2. Alasdair MacIntyre e o retorno as tradicoes morais de pesquisa racional - Helder Buenos Aires de Carvalho 3. Etica da finitude - Zeljko Loparic 4. Por uma etica ilustrada e progressista: uma defesa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    A DIGNIDADE HUMANA A PARTIR DE UMA ÉTICA DO TESTEMUNHO: Entre a desumanização, o relato e a corporeidade.Paulo Henrique Araújo da Silva & Saulo Monteiro Martinho de Matos - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, este artigo busca identificar o potencial do relato de reformular a teoria moral da dignidade humana, tornando a normatividade dela decorrente sensível às peculiaridades das minorias sociais. Este trabalho, dentre várias outras produções, tem como referencial teórico principal a obra Torture and Dignity: An Essay on Moral Injury (2015), de Jay Bernstein, além de utilizar, para fins de compreensão do caráter intergeracional do relato, o livro O que os cegos estão sonhando? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Entrevista com professoras (es) de filosofia do ensino superior do ceará (bloco I).Ada Beatriz Gallicchio Kroef, Vicente Thiago Freire Brazil, Roberta Liana Damasceno Costa, Elizabeth Bezerra Furtado, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):284-306.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ – BLOCO ICom: Ada Beatriz Gallicchio Kroef, Vicente Thiago Freire Brazil, Roberta Liana Damasceno Costa, Elizabeth Bezerra FurtadoPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    Pedagogy of Solidarity.Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, Walter F. de Oliveira, Henry A. Giroux & Donaldo Macedo - 2014 - Left Coast Press.
    Famous Brazilian educational and social theorist Paulo Freire presents his ideas on community solidarity in moving toward social justice in schools and society in a set of talks and interviews shortly before his death, supplemented with ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  10
    Notas dialógicas sobre as origens da ambivalência do conceito de inferno na cultura ocidental: a simultaneidade sagrado-prosaico.Anderson Salvaterra Magalhães & Carlos Eduardo de Araújo de Mattos - 2024 - Bakhtiniana 19 (1):e63330p.
    ABSTRACT The aim of this paper is to identify the verbal-ideological conditions in which Judeo-Christin values in tension in the conceptualization of hell are installed as Western collective memory even out of the religious segment and, this way, frame a cosmovision. Theoretically, the discussion is preponderantly based on a dialogic reading (BMV Circle) of the Halbwachian notion of collective memory and on a socio-cognitivist approach to polysemy. Methodologically, apocrificity is used as a resource to trace de conceptual path constituting the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Factors Associated With Mental Suffering in the Brazilian Population: A Multilevel Analysis.Héllyda de Souza Bezerra, Roberta Machado Alves, Talita Araujo de Souza, Arthur de Almeida Medeiros & Isabelle Ribeiro Barbosa - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Purpose: To analyze how individual characteristics and the social context are associated with mental distress symptoms in the Brazilian population.Method: A multilevel cross-sectional study with data from the 2013 National Health Survey. There were two dependent variables: decreased vital energy and somatic symptoms, the presence of depressive thoughts. The independent variables were biological characteristics, education and income, habits and lifestyle, and context variables. Bivariate analysis was performed, and Prevalence Ratios calculated in a Poisson Regression. A multilevel Poisson Regression was performed (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Entrevista com professoras(es) de filosofia do ensino médio do ceará (bloco I).Debora Klippel Fofano, Francisca Evanice Mourão Lima, John Karley de Sousa Aquino, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):319-333.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO DO CEARÁ – BLOCO ICom: Debora Klippel Fofano, Francisca Evanice Mourão Lima, John Karley de Sousa AquinoPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Entrevista com profissionais da filosofia que atuam em projetos (bloco I).Lucas Dilacerda, Paulo Jorge Leandro, Paulo W. Lima, Raquel R. Rocha, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):360-377.
    ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA FILOSOFIA QUE ATUAM EM PROJETOS – BLOCO ICom: Lucas Dilacerda, Paulo Jorge Leandro, Paulo W. Lima, Raquel R. RochaPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  27
    Effects of Synergism of Mindfulness Practice Associated With Transcranial Direct-Current Stimulation in Chronic Migraine: Pilot, Randomized, Controlled, Double-Blind Clinical Trial.Luana Dias Santiago Pimenta, Elidianne Layanne Medeiros de Araújo, Joyce Poláine dos Santos Silva, Jamyson Júnior França, Pedro Nascimento Araújo Brito, Ledycnarf Januário de Holanda, Ana Raquel Lindquist, Luiz Carlos Serramo Lopez & Suellen Marinho Andrade - 2021 - Frontiers in Human Neuroscience 15.
    Chronic migraine is a difficult disease to diagnose, and its pathophysiology remains undefined. Its symptoms affect the quality of life and daily living tasks of the affected person, leading to momentary disability. This is a pilot, randomized, controlled, double-blind clinical trial study with female patients between 18 and 65 years old with chronic migraine. The patients underwent twelve mindfulness sessions paired with anodal transcranial direct-current stimulation over the left dorsolateral prefrontal cortex, with current intensity of 2 mA applied for 20 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror.Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Raquel Figueira Lopes Cançado Andrade, Mayara Vieira Henriques & Alexandre de Carvalho Castro - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61969e.
    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  30.  13
    Entrevista com profissionais da filosofia que atuam em projetos (bloco II).Andrea Dantas, Emerson Praciano, Freddy Costa, Maria Celeste de Sousa, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):378-390.
    ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA FILOSOFIA QUE ATUAM EM PROJETOS – BLOCO IICom: Andrea Dantas, Emerson Praciano, Freddy Costa, Maria Celeste de SousaPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Sviluppo economico.Sergio Volodia Marcello Cremaschi, Gianni Vaggi & Manfredo Araùjo de Oliveira - 2006 - In Virgilio Melchiorre (ed.), Enciclopedia Filosofica. Milan, Italy: Bompiani. pp. 11253-11257.
    A discussion of the origins of the very notion of development, its role in eocnomic thoery, and its discussion in applied ethics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  33.  66
    O Candomblé e a desconstrução da noção de sincretismo religioso Entre utopias do corpo e heterotopias dos espaços na Diáspora Negra.Alex Pereira De Araújo - 2021 - Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens 2 (4):357–388.
    Este trabalho reflete sobre o modo como nossos ancestrais negros resistiram à necropolítica colonial mobilizando saberes para recriar no Brasil outros espaços religiosos sob o nome de terreiros de candomblé. Mas o objetivo principal da discussão é tratar sobre as noções de sincretismo religioso, desconstruindo-a teoricamente conforme a decolonialidade aplica tal conceito derridiano. O termo necropolítica é usado aqui conforme Achille Mbembe o emprega. Como uma forma de contribuir com o debate em voga e, ao mesmo tempo, fazer o diagnóstico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  34.  80
    Exu: the language as a crossroad in Black diasporic culture(s).Alex Pereira De Araújo - 2021 - Academia Letters 3098:01-06.
    A cosmological principle, because it was the first to be created, Exu presents itself as the creative protomatter, whose expansive and unfinished character makes possible the appearanceof all other creations. He is the animating principle of existence and in everything there isExu. The crossroads is its space-time and this fact would explain why “black culture is acrossroads culture”. But, incarnated in Afro-diasporic practices in the Atlantic bands, Exunot only vigorously maintains his multifaceted power, showing that colonial redemption didnot obtain the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  35. The Ontology of Digital Physics.Anderson Beraldo-de-Araújo & Lorenzo Baravalle - 2017 - Erkenntnis 82 (6):1211-1231.
    Digital physics claims that the entire universe is, at the very bottom, made out of bits; as a result, all physical processes are intrinsically computational. For that reason, many digital physicists go further and affirm that the universe is indeed a giant computer. The aim of this article is to make explicit the ontological assumptions underlying such a view. Our main concern is to clarify what kind of properties the universe must instantiate in order to perform computations. We analyse the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36.  19
    Adolescência, escola e o tempo na pandemia.Cláudia Braga de Andrade, Luciana Coutinho, Andréa Martello, Aline Araújo Lewenkopf & Daniel Bitencourt - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo se propõe a pensar o retorno dos adolescentes às escolas após a pandemia fazendo a articulação entre conceitos psicanalíticos e a importância da escola na transição que a adolescência representa para a constituição psíquica do sujeito. A partir de uma experiência de pesquisa-extensão em uma escola com estudantes do Ensino Médio, pensamos sobre como o laço social contemporâneo impacta os modos de subjetivação e a educação, relacionando-o ao mal-estar nos estudantes adolescentes nos contextos educativos brasileiros. Além disso, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  67
    A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Revista Virtual Lingu@ Nostr@ 8 (2):76-99.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38. Human rights: religious freedom and the anti-racist fight in the Latin American Black Diaspora.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Sanwad Tradeprints, Pune, India: Bhishma Prakashan. Edited by Yashwant Pathak & A. Adityanjee.
    This chapter is devoted to the discussion of religious freedom and the anti-racist fight in the Black Diaspora in Latin America, considering the historical processes that involve such discussion, including legal apparatus such as Human Rights and local legislation. Therefore, as a starting point, we take the historical conditions of the emergence of Candomblé in Brazil, that are linked to the trafficking of enslaved African peoples and their resistance to keep alive in their memories, their religious beliefs and their worldviews. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  38
    O discurso fílmico de horror francês e a questão do "quem somos nós hoje”: um lugar para memória do corpo.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Anais Do Vii Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos (Issn: 2317-0549) 7 (1):259-268.
    Este artigo busca adentrar pelas questões relacionadas à biopolítica do corpo, sobretudo, daquelas ligadas à estatização do biológico e do racismo do Estado, que aparecem nos trabalhos de Michel Foucault e que aqui evocamos para analisar o corpo enquanto objeto discursivo analisável dessa biopolítica em duas produções francesas de horror, - Frontière(s) e em À l’interieur – que exibem imagens dos tumultos de Outubro de 2005, acontecimento marcado pelos protestos contra a política de perseguição aos sans-papiers que vitimou três jovens (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  40.  63
    CANDOMBLÉ E DIREITOS HUMANOS NA LINHA DE FRENTE DAS LUTAS DO OBÁ DE XANGÔ DA BAHIA: UM CAPÍTULO NOS 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Cachoeira, Brasil: Portuário Atelier Editorial. Edited by Gildeci Oliveira Leite, Filismina Fernandes Saraiva & Thiago Martins Caldas Prado.
    A militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  46
    Utopias e heterotopias no interior e nas fronteiras do discurso-corpo no cinema francês de horror contemporâneo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Vitória da Conquista: Labedisco UESB. Edited by Nilton Milanez, Marisa Martins Gama-Khalil & Analyz Pessoa-Braz.
    Neste capítulo, vamos tratar do discurso-corpo demarcado pelas utopias em justaposição com as heterotopias em duas produções cinematográficas do horror francês contemporâneo. Dessa forma, o corpo que operamos é feito de discurso, ou seja, todo seu tecido, seus órgãos, seus sistemas, seus ossos são discursos sobrepostos pelo visível e pelo dizível, da mesma forma, como demonstrou Foucault na obra O Nascimento da Clínica em 1963.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  42.  9
    L’ingénierie de formation au Brésil : appropriations de la didactique française dans la recherche en éducation.Ronaldo Marcos De Lima Araujo & Luciane Texeira Da Silva - 2023 - Revue Phronesis 12 (4):67-91.
    The theme of training engineering is still relatively absent in Brazilian academic writing, appearing only in the early 2000s. In Brazil, research on “didactic engineering” is more frequent. In this article, we study the uses of the construct of didactic engineering in Brazilian scientific writing. This exploratory study is based on an analysis of theses and articles in Brazilian scientific journals. In Master’s and doctoral programs, references to didactic engineering mask an uncritical and unoriginal appropriation of ideas most often imported (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  79
    Para ler A ordem do discurso de Michel Foucault.Alex Pereira de Araújo - 2017 - Academia.Edu.
    Este roteiro de leitura, que ora apresentamos, tem como objetivo principal tornar mais acessível, ou melhor, mais inteligível A ordem do discurso de Michel Foucault para aqueles que se arriscam a entrar nesta ordem por meio de sua análise do discurso redimensionada nesta sua aula inaugural. É um roteiro simples que procurou atender minimamente aos leitores iniciantes deste texto que se tornou um clássico no campo das Humanidades e das ciências empíricas como o Direito e a própria Medicina, campos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  86
    Exu diaspórico: um conceito decolonial forjado para compreender o princípio exúlico de comunicação e a pedagogia das encruzilhadas.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Revista Calundu 7 (2):4-24.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. The problem of the ethos of writing in Montaigne and petrarch: From essay to epistle.Sergio Xavier Gomes de Araujo - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):543-557.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. In AI we trust? Perceptions about automated decision-making by artificial intelligence.Theo Araujo, Natali Helberger, Sanne Kruikemeier & Claes H. de Vreese - 2020 - AI and Society 35 (3):611-623.
    Fueled by ever-growing amounts of (digital) data and advances in artificial intelligence, decision-making in contemporary societies is increasingly delegated to automated processes. Drawing from social science theories and from the emerging body of research about algorithmic appreciation and algorithmic perceptions, the current study explores the extent to which personal characteristics can be linked to perceptions of automated decision-making by AI, and the boundary conditions of these perceptions, namely the extent to which such perceptions differ across media, (public) health, and judicial (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   39 citations  
  47.  68
    A imagem como utopia em heterotopias e noção de intericonicidade frente à escrita do acontecimento.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Revista Heterotópica 4 (2):4-32.
    Este trabalho apresenta uma discussão que tem como objetivo principal propor um novo risco ao contorno da noção de intericonicidade que aparece em Courtine, precisamente, em 2003. Aí encontramos uma abertura que nos permite traçar outras curvaturas em sua noção. É justamente por este interstício que vamos propor a inclusão de dois elementos que, a nosso ver, estão na ordem da constituição das imagens: as utopias e heterotopias, conforme discussões iniciadas anteriormente por Araújo (2014a, 2014b). Para tanto, tomamos como pano (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  58
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  49.  75
    Heterotopias e utopias na construção de corpos no cinema francês contemporâneo de horror: lugares de memória para uma arqueologia do medo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Rio de Janeiro: Dialogarts. Edited by Flávio Garcia, Marcello de Oliveira Pinto & Júlio França.
    Os corpos no cinema estão sob a ordem de um olhar soberano que nos diz para onde devemos olhar e como devemos fazer isso. É um olhar poderoso que tudo sabe e tudo pode. Um olhar que nos posiciona não como simples espectadores, mas como sujeitos. É a partir daí que buscamos compreender como se arquitetam o medo, ou seja, qual é a ordem do cinema de horror, tecido com a pena do medo? Nessa arquitetura, os corpos aparecem como lugares (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50.  15
    A questão dos refugiados e a ideia de pertencimento ao mundo em Hannah Arendt.Ricardo George de Araujo Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):377-414.
    Ao discorremos sobre o pertencimento ao mundo e a questão dos refugiados em Hannah Arendt, buscamos trazer a lume uma discussão enfrentada pela autora no século passado, mas que se torna atual, haja vista a conjuntura mundial hodierna. Nosso problema focou a seguinte questão: é possível um mundo sem acolhimento dos seres humanos e de suas relações? Ao nos indagarmos sobre isto, enfrentamos o papel do direito internacional frente à questão, sobretudo, no que concerne à tensão entre direitos humanos e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961